Uma referência ao meu blogue Pela Positiva

Publicado no Correio do Vouga 
em 3 de abril de 2006



Blog do anterior director do Correio do Vouga “O meu propósito, neste espaço, situa-se na linha dos que apostam, no dia-a-dia, num mundo muito melhor” afirma Fernando Martins
Os blogues foram das melhores coisas que aconteceram à e na Internet. Muito mais interessantes que a maioria dos sites (ou sítios), muito mais fáceis de actualizar, muito mais virados para o interesse dos leitores e dos autores, muito mais actuais, criativos e úteis.
O Correio do Vouga começa hoje a divulgar alguns, e nada melhor para começar do que o blog Pela Positiva, de Fernando Martins, o anterior director deste jornal.
Mas antes, para quem não é iniciado nestas lides, convém informar que um blog é uma espécie de diário na Internet, que todos os dias (ou quase) o autor utiliza, pois o modo como se constrói e mantém o blog é atraente e fácil. Há blogues políticos, culturais, religiosos ou amorosos, individuais ou colectivos, de palavras e de imagens, mais ou menos artísticos, introspectivos ou interventivos, fechados ou abertos (quando o leitor pode comentar), etc.
A origem do nome blog reside nas palavras inglesas web log (que poderíamos traduzir como “notas na teia”, isto é, na Internet), embora alguns prefiram dizer que vem de we blog (nós “blogamos”).
O blog de Fernando Martins, como o próprio nome indica, tem um tom positivo. Diz o autor, logo no primeiro “post” (assim se chama cada uma das entradas do blog): “O meu propósito, a partir de hoje e neste espaço, situa-se na linha dos que apostam, no dia-a-dia, num mundo muito melhor. Não simplesmente pelo protesto, que será sempre a via mais fácil e menos estimulante, mas fundamentalmente pela defesa do bem, do belo, dos afectos, em suma, dos valores que enformam a nossa civilização.
Pela Positiva vai ser o meu lema de todos os dias, quer na análise dos mais diversos acontecimentos, quer pela divulgação do que vou lendo, quer pela defesa do que vou reflectindo, quer, ainda, pela partilha de gestos, porventura ignorados ou marginalizados, que são matriz de uma sociedade mais justa e mais fraterna.
De bom grado se aceitam sugestões, desde que venham pela positiva”.
Para se ter uma ideia do que se pode encontrar neste blog, aqui ficam os títulos dos três últimos “posts” na altura da escrita deste artigo: “Câmara de Ílhavo atribui bolsas de estudo”, “Adopte um idoso” e “Solidariedadade com o sudeste asiático”. Belas imagens, por vezes de carácter religioso, textos do Papa e poemas de Natal são outras das pérolas que “Pela Positiva” oferece ao leitor.

J.P.F.

O Blog pode ser consultado em


Comentários