Avançar para o conteúdo principal

Pela Positiva

Para Memória Futura
Texto publicado no Correio do Vouga 
em 9 de janeiro de 2008


Sítios e Blogs – http//www.pela-positiva.blogspot.com/

Para iniciar esta rubrica na parte dos blogs, não poderia deixar de vos presentear com um dos melhores blogs escrito por Aveirenses. É um projecto muito interessante e deveras tentador, no sentido de que nos obriga a passar por lá todos os dias, dada a sua actualização permanente com conteúdos abrangentes e escritos pela “mão” do autor, não se limitando a copiar textos que encontra pela blogosfera, sendo este um dos requisitos que considero essênciais para a consistência e solidez de um blog. O blog do professor e diácono da nossa diocese Fernando Martins é seguramente disso exemplo. Como ele próprio afirma, o “PELA POSITIVA vai continuar a apostar, numa actualização permanente, à medida das minhas forças. O respeito pela linha definida desde a primeira hora será sempre seguido”. Posso assegurar-vos que efectivamente é verdade, dado que acompanho este projecto já há alguns anos e é claramente uma das minhas paragens habituais, quando navego pela blogosfera.

Os temas que nos são apresentados possuem sempre um olhar positivo, actual e de uma clareza de escrita a que o professor já nos habitou. Destaco algumas particularidades que fazem deste blog um espaço singular, nomeadamente, as fotografias que o autor vai tirando nas suas visitas e viagens que nos transportam para lugares e espaços que muitas vezes nem reparamos que existem. As notícias regionais sempre actuais e muito informativas. A opinião do autor bem fundamentada acerca de acontecimentos do nosso dia-a-dia. As fotografias de “baú” de zonas que agora já estão completamente diferentes ou já nem sequer existem. Além de artigos de outros autores mas que faz todo o sentido serem incluídos neste espaço, dos quais destaco os do Pe. Alexandre Cruz e os do Pe. Anselmo Borges. Como se já não bastasse, o blog possui ainda uma barra lateral com as mais variadas informações, nomeadamente alguns destaques para notícias de jornais, informações de carácter regional, provérbios e um pensamento sempre muito inquietador.
Este é daqueles projectos com pernas para andar e que daria, com mais alguns pormenores, um excelente sítio. Claramente, este é um espaço virtual que aconselho a visitarem e a adicionarem aos vossos favoritos. Sempre pela positiva, claro!
A manter: Actualizações permanentes, fotografias, informações regionais.
A mudar: Dadas as limitações da ferramenta utilizada, não se pode exigir mais. Portanto, a única coisa que mudaria seria a ferramenta de desenvolvimento do blog.

Fernando Cassola Marques

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alda Casqueira Fernandes em entrevista ao Timoneiro

“Canta Comigo, Leio Contigo”  levou histórias e música  a três mil crianças durante o presente ano letivo  Alda - A artista Alda - Apresentação do projeto Alda - Encontro com marina à vista Alda com a filha Alice Alda connosco  Quando desembarquei do avião que me levou até S. Miguel, Açores, ocorreu-me a ideia de entrevistar um conterrâneo nosso ali radicado, desde que tivesse uma história de vida interessante para partilhar com os leitores do Timoneiro. Mal as redes do ciberespaço denunciaram a nossa estada em Ponta Delgada, logo surgiu, com toda a naturalidade, a Alda Casqueira Fernandes, Educadora de Infância, casada com um transmontano, uma filha e residente em S. Miguel desde 2001. Aprazado o encontro para uma esplanada, com vista para a Marina, a Alda surgiu sorridente e notoriamente satisfeita para uma conversa com “gente da nossa terra”, que “soube a pouco”, no dizer dela. «Vivo em São Miguel, desde setembro de 2001, fará no d...

O Linguajar dos Gafanhões

Desde que me envolvi no  mundo do ciberespaço, tenho mantido a preocupação de informar os meus leitores em geral e os gafanhões em particular sobre marcas da nossa identidade como povo que foi capaz de desbravar dunas inférteis, transformando-as em terras produtivas.  Eu sei, todos sabemos, que a velocidade da história não dá azo a grandes preocupações sobre o nosso passado, tanto mais que o presente nos envolve e o futuro está aí apressado a convidar-nos à corrida para se atingirem metas impostas pelo progresso.  Aqui ficam, pois, algumas considerações sobre os nossos antepassados, na esperança de que todos aprendam a concatenar os fios da história.